sábado, 26 de novembro de 2011

Aforismo 261 - Os tiranos do espírito


Neste aforismo Nietzsche apresenta a tirania dos filósofos gregos, por exemplo Platão, um dos filósofos primeiros que impõe a verdade. Platão sendo lido como tirano demonstra a ideia de imposição de seu pensamento. A tirania e a oligarquia na filosofia nitzschiana são consideradas decadentes, e a democracia uma forma corrompida. Para Nietzsche, Platão foi um filósofo perdido, pois considerava que ele tinha uma alma nobre, mas foi corrompido por Sócrates.
"Esses filósofos [gregos] tinham uma sólida fé em si mesmos e em suas 'verdades', e com ela derrubavam todos os seus vizinhos e precursores; cada um deles era um belicoso e violento tirano. (...)Platão foi o desejo encarnado de se tornar o supremo filósofo-legislador e fundador de Estados. (...) Não é uma questão ociosa imaginar se Platão, permanecendo livre do encanto socrático, não teria encontrado um tipo ainda superior de homem filosófico, para nós perdido para sempre."

Questão: Como inserir um espírito livre a partir da imposição dos gregos?
Nietzsche defende uma saida: o que o homem fizer com a sua vida, influenciará no jogo das forças subsequentes. A vida passada como niilista terá um impacto, aquilo que formos terá um impacto na sociedade. Isto está nas nossas mãos (particularmente de cada um), sem um imperativo para isso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário