sábado, 26 de novembro de 2011

Aforismo 237 - Renascimento e Reforma


"O Renascimento italiano abrigava em si todas as forças positivas a que devemos a cultura moderna: emancipação do pensamento, desprezo das autoridades, triunfo da educação sobre a arrogância da linhagem, entusiasmo pela ciência e pelo passado científico da humanidade, desgrilhoamento do indivíduo, flama da veracidade e aversão à aparência e ao puro efeito (...)"
Aqui Nietzsche apresenta o que de positivo viria com o Renascimento, o que traria de mudança dos valores para a cultura moderna. Lutero com a Contra-Reforma atrasa este processo; quase três séculos de atraso do "despertar e domínio da ciência".

"Foi o acaso de uma constelação política excepcional que preservou Lutero e fez o protesto ganhar força (...). Sem esse estranho concerto de objetivos, Lutero teria sido queimado como Hus - a aurora do Iluminismo teria surgido, talvez um pouco antes, e com brilho mais belo do que agora podemos imaginar."
Nietzsche não concorda com o estabelecimento do estado democrático, e para ele, no Iluminismo estavam as ferramentas para destruir este estado, e se não fosse Lutero, este Iluminismo teria chegado ainda antes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário