quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Aforismo 225 - O espírito livre, um conceito relativo


"É chamado de espírito livre aquele que pensa de modo diverso do que se esperaria com base em sua procedência, seu meio, sua posição e fundação, ou com base nas opiniões que predominam em seu tempo. Ele é a exceção, os espíritos cativos são a regra (...)."
O espírito livre abordado por Nietzsche é sempre relativo ao espírito cativo. O espírito livre para ele, é aquele que está liberto das convenções, das amarras da vida em comunidade, não está ligado a moral, é aquele que pode chegar a verdade por meios imorais, que tem a verdade ou que tem o espírito da busca da verdade, com ânsia de ser notado. Relativos aos espíritos livres, os espíritos cativos, para Nietzsche, são aqueles que assumem uma posição por hábito e não por razão, temem os espíritos livres e têm senso de comunidade, com uma estreiteza de possibilidades.
Comparado ao espírito cativo, o espírito livre é sempre débil, eles observam as dificuldades e multiplicam as possibilidades; já os cativos têm os motivos ao seu lado e o apoio da tradição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário