quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Aforismo 150 – Vivificação da arte


“A arte ergue a cabeça quando as religiões perdem terreno. Ela escolhe muitos sentimentos e estados de espírito gerados pela religião, toma-os ao peito e com isso torna-se mais profunda, mais plena de alma, de modo que chega a transmitir elevação e entusiasmo, algo que antes não podia fazer.”
Neste aforismo percebemos que Nietzsche aborda decididamente a transição da religião para a arte. Com o Iluminismo o sentimento lança-se para a arte, e, até mesmo na vida política e na ciência. A ilusão e a mentira da religião podem ser vistas como necessárias para que a vida se tornasse mais bela, para que esse desvio de olhar fosse proveitoso para o homem.

“Sempre se nota, nos empenhos humanos, uma coloração mais intensa e mais sombria, pode-se presumir que o temor de espíritos, aroma de incensos e sombras da Igreja ali permaneceram.”

Nietzsche aborda que mesmo com esse desvio de olhar para a arte, onde a arte pôde ganhar vida, ainda restaram as sombras da religião, e que era preciso se livrar destas sombras nesta vivificação da arte.

2 comentários:

  1. ola, pretendo entrar como aluno regular no mestrado da uf-pel, ja sou aluno especial. Tb tenho um blog: aqui vai um texto com uma certa orientação nietzschena que publiquei la:
    http://filosofianosolon.blogspot.com/2011/06/ensaio-sobre-angustia.html
    também tem este: http://filosofianosolon.blogspot.com/2011/07/os-extremos.html

    ResponderExcluir
  2. Olá Prof. Sérgio Fernando, nossos encontros do Grupo de Estudos Nietzsche acontecem de Quinta-Feira as 17h30 no ICH, nossas reuniões caminham para o final nesse mês de Novembro mas ainda teremos estudos interessantes, está convidado para participar. Continuaremos o percurso de nossos estudos no ano que se iniciará e caso te interesse acredito que será de grande valia.

    ResponderExcluir