sexta-feira, 8 de abril de 2016

Aforismo 240 - Para além de bem e mal

Reunião do dia 08 de Abril de 2016

A obra Para além de bem e mal, é a primeira em que Nietzsche amarra seus conceitos de forma coesa. Este livro transita em meio aos temas já tratados em Assim falou Zaratustra, mas dessa vez em forma não-literal. Deixando introduções de lado, partiremos então para uma pequena análise do aforismo que inicia o capítulo 8 intitulado Povos e Pátrias.
Nietzsche trata nesse trecho acerca da música de Wagner e do povo alemão. Wagner que antes era visto em O nascimento da tragédia como o representante da modernidade e do espírito trágico dos gregos (que modernizaria a Europa), agora é visto como uma expressão da cultura alemã em que estava inserido, capaz de levar a Europa a lugar algum. Para melhor esquematizar o pensamento nietzschiano, vamos relembrar alguns pontos importantes abordados em O nascimento da tragédia: Nesta obra Nietzsche ainda estava inserido no movimento romântico com vasta bagagem intelectual herdada de Schopenhauer, nessa época ele estava preocupado em descrever uma possível revolução através da arte. Através de Wagner o autor conseguia enxergar o espirito dionisíaco dos gregos. Em 1876 o filósofo do martelo atualiza seu pensamento e começa a desvincular-se da filosofia schopenhaueriana. A partir disso, Nietzsche exprime em seus textos a importância em que a arte tem em seu esquema filosófico, onde a música é a arte por excelência capaz de mover multidões. Wagner que antes seria capaz de atualizar o povo através de seu trabalho, agora apenas exprime o que o povo é através de sua música.  
A arte possui um papel fundamental para a filosofia nietzschiana e, dessa forma, o aforismo 240 apesar de breve exprime a evolução do pensamento do autor.                                
                                                                                                                               Beatrís Seus
Imagem: Fotocópia retirada do Nietzsche Source - nietzschesource.org

terça-feira, 5 de abril de 2016

Inicio das atividades do Grupo de Estudos Nietzsche - UFPel

Nesta semana iniciam as atividades do Grupo de Estudos Nietzsche em 2016/1. As nossas reuniões são abertas para o público em geral, estão todos convidados!

sexta-feira, 1 de abril de 2016

Sarau Zaratustra

Algumas imagens referentes ao Sarau Zaratustra que ocorreu dia 30/03/2016 no casarão 6 em Pelotas. O Sarau contou com a presença de Stefano Buselatto da Università di Siena/Itália e dos professores do Departamento de Filosofia da UFPel Clademir Araldi e Luís Rubira.