sábado, 22 de setembro de 2012

Aforismos 263 e 272


Reunião do dia 01 de Junho de 2012

Aforismo 263 - A contradição em corpo e alma.
“No assim chamado gênio há uma contradição fisiológica: ele tem, por um lado, muito movimento selvagem, desordenado e involuntário, e, por outro, muita finalidade superior nesse movimento.”
Nesse aforismo Nietzsche trabalha o aspecto fisiológico da criação do gênio, mostrando o lado perturbador e por vezes brutal que abraça todo o processo criador. Exemplificando o que o aforismo diz basta recordar o grande pintor pós-impressionista, Van Gogh (1853/190), que em meio a uma crise psíquica se auto mutilou e um ano depois cometeu suicídio. Indo pelo mesmo viés o filósofo trabalha as oscilações emocionais que o artista sofre no decorrer de sua produção, citando também as necessidades de auto superação (que seria, no caso, o “ir além”) e de trazer algo que seja original. 
Quando Nietzsche levanta essa questão ele o fez com autoridade, uma vez que vivenciou tais movimentos emocionais. Basta recordar, em Humano, demasiado humano, nosso filósofo passava por um momento crítico, já em Aurora ele parece tomar fôlego e buscar, como já foi dito anteriormente em nosso blog, novos horizontes, novos pensamentos.
  
Aforismo 272 - A purificação da raça.
“Raças cruzadas são sempre, ao mesmo tempo, culturas cruzadas, moralidades cruzadas: geralmente mais malvadas, mais cruéis, mais inquietas.”
A questão da pureza da raça é muito anterior a Nietzsche, até mesmo Lutero trata deste tema, aqui ele está no fluxo dessa discussão, o que ele trabalha com esse aforismo é exatamente o que poderia vir a brotar desse cruzamento de raças. Um bom leitor de Nietzsche sabe que ele de forma alguma se posicione contra os judeus, isso fica claro no decorrer de suas obras.

Indicações de leitura:


Como sabemos Nietzsche tem uma leitura por deveras mal compreendida, devido ao tema desse aforismo e as más interpretações que lhes são atribuídas ofereço como indicação de leitura do livro “Nietzsche, o filósofo da suspeita” de Scarlett Marton.

Para que vislumbrem o que será exposto no livro de Scarlett Marton ofereço também uma resenha do Prof. Dr. André Martins. Revista Trágica: Estudos sobre Nietzsche – 2º semestre de 2010 – Vol. 3 – nº 2 – pp.148-151.

segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Novos resumos e notificações


Como podem ver, nossos resumos são organizados por ordem de leitura, mantendo os aforismos mais antigos nas páginas seguintes e os estudados por último na página inicial. Existem alguns resumos que foram feitos recentemente e são encontrados com uma simples caminhada pelas páginas do blog, portanto, venho por meio dessa postagem trazer para nossos leitores a divulgação do que temos de novo.

Lembramos que se trata de um caso especial, uma vez que o natural de nosso blog é oferecer as novidades na página principal, assim como notificações como essa.

Para acessar nossos novos resumos basta clicar nos links a seguir ou clicar em “postagens mais antigas” na parte inferior de nosso blog:

Resumo dos aforismos: 
239 - Indicação para moralistas.
262 - O demônio do poder.

http://grupodeestudosnietzsche-ufpel.blogspot.com.br/2012/06/reuniao-do-dia-01-de-julho-de-2012.html

Resumo dos aforismos:
215 - Moral dos animais de sacrifício.
221 - Moralidade do sacrifício.

http://grupodeestudosnietzsche-ufpel.blogspot.com.br/2012/05/reuniao-do-dia-25-de-maio-de-2012.html

Resumos dos aforismos: 
184 - O Estado como produto dos anarquistas.
189 - A grande política.
207 - Atitude dos alemães ante a moral.

http://grupodeestudosnietzsche-ufpel.blogspot.com.br/2012/05/proxima-reuniao.html

Aproveito a oportunidade para convida-los a leitura das postagens anteriores, temos ótimos materiais disponíveis e espero que apreciem.

Ofereço como indicação de leitura os textos de nossos mestrandos:
                             
"A psicologia dos impulsos em Aurora como ponto de aproximação de Nietzsche com o pensamento naturalista." Texto de Leonardo Camacho de Olive
                       
"A concepção de grande política em Humano, demasiado Humano e Aurora." Texto de Sid Pestano.

http://grupodeestudosnietzsche-ufpel.blogspot.com.br/2012/06/concepcao-de-grande-politica-em-humano.html

Para auxiliar o leitor na hora de encontrar temas de seu interesse e localizar postagens oferecemos algumas ferramentas do lado direito de nosso blog. Ferramentas como busca, arquivos e marcadores.
Os arquivos estão organizados por mês e ordem de leitura.
Os marcadores são como palavras chave de cada resumo.

Nosso Grupo de Estudos Nietzsche da UFPel já possui um grupo de e-mails, para quem se interessar em receber atualizações sobre novas postagens de nosso Blog ou receber informativos acerca de nossas reuniões diretamente em seu e-mail basta solicitar participação, segue o link:

https://groups.google.com/d/forum/gen-ufpel

Caso tenham dificuldade em solicitar participação entrem em contato através do e-mail a seguir e entraremos em contato para enviar um convite.

gen-ufpel@googlegroups.com

Outras possibilidades:

Twitter do Grupo de Estudos Nietzsche UFPel: http://twitter.com/GENUFPel

Facebook: https://www.facebook.com/GENUFPel basta curtir nossa página para receber em seu mural nossas informações.

terça-feira, 11 de setembro de 2012

Encontro com o Prof. Dr. Rogério Lopes

Temos o prazer de convidar todos os membros do Grupo de Estudos Nietzsche da UFPel para um encontro no Bar e Café Monjolo, no dia 12 de Setembro, as 19 horas.

Rua Conde de Porto Alegre, 221 - Pelotas/RS.

Como sabemos, nossas reuniões estão suspensas até o encerramento da greve, porém não poderíamos perder a oportunidade de estar em contato e oferecer á nossos alunos a possibilidade de dialogar e trazer suas questões para o Prof. Dr. Rogério Lopes que está em Pelotas apresentando um minicurso na I Semana Acadêmica do Programa de Pós Graduação da UFPel, intitulado "Leituras naturalistas contemporâneas de Nietzsche". Para mais informações acerca do minicurso acessem, aqui mesmo em nosso Blog, a divulgação desse evento, segue o link:


O professor é coordenador do Grupo de Estudos Nietzsche da UFMG e possui ampla pesquisa no pensamento de Nietzsche. 
Em nosso Grupo da UFPel acreditamos de forma relevante que o diálogo com outras Universidades, estudantes de várias áreas, linhas de pesquisas diversas e professores seja fundamental para a formação de nossos alunos e para a interação entre nossos professores e professores de outras Universidades, uma vez que prezamos um bom diálogo em nossas pesquisas, portanto gostaríamos de deixar em relevo nosso interesse de que todos os nossos membros participem da reunião que estamos oferecendo com esse respeitável professor.

Já possuímos aqui em nosso Blog o link do Grupo de Estudos Nietzsche da UFMG, juntamente com outros blogs relevantes na pesquisa Nietzsche, todos se encontram na plataforma do lado esquerdo, basta clicar para ser redirecionado aos devidos sites, segue aqui, todavia, o link do Grupo de Estudos Nietzsche da UFMG:


Aproveitamos para lembrar que nosso Grupo de Estudos Nietzsche da UFPel já possui um grupo de e-mails, para quem se interessar em receber atualizações sobre novas postagens em nosso Blog ou receber informativos acerca de nossas reuniões diretamente em seu e-mail basta solicitar participação, segue o link:


Contamos com a presença de todos em nosso minicurso e em nosso encontro com o Prof. Dr. Rogério Lopes.

quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Minicurso: "Leituras naturalistas contemporâneas de Nietzsche"



Gostaríamos de convidá-los para a I Semana Acadêmica do Programa de Pós Graduação da UFPel. Especialmente para o minicurso do Prof. Dr. Rogério Antônio Lopes (UFMG). O prof. Rogério Lopes é coordenador do Grupo Nietzsche da UFMG e possui uma ampla pesquisa no pensamento de Nietzsche.

O minicurso "Leituras naturalistas contemporâneas de Nietzsche" ocorrerá nas manhãs dos dias 11, 12 e 13 de setembro. Nele o Professor pretende mostrar "que a filosofia de Nietzsche oscila entre um compromisso mais forte e um mais liberal com a tese naturalista, ao mesmo tempo em que insiste em reivindicar uma tarefa essencialmente normativa para a filosofia" (LOPES, Ementa do minicurso).


Para tornar o debate mais qualificado e facilitar a compreensão, foi disponibilizado, pelo Professor Rogério Lopes, uma lista com leituras recomendadas aos participantes do minicurso.

* Artigos publicados no Dossiê sobre o naturalismo, nos Cadernos Nietzsche, 29:

* Humano, Demasiado Humano: Capítulo 1 (todos os aforismos) e 
Cap. 9 (aforismos 629 a 638).

* Além de Bem e Mal: Capítulo 1 (todos os aforismos), Cap. 2 (aforismo 36), Cap. 5 (aforismos 186-188); Cap. 7 (todos os aforismos).

* Genealogia da Moral: (Prefácio, referências serão feitas às três dissertações como exemplificação do tipo de naturalismo praticado por Nietzsche e suas ambiguidades).

* O Crepúsculo dos Ídolos: “A razão na filosofia”; “Moral como antinatureza”; “Os quatro grandes erros”.



Durante o evento haverá também comunicações de pós-graduandos em diversas áreas, porém, na quarta-feira (12/09) o autor privilegiado será Nietzsche:

      O NATURALISMO DE NIETZSCHE EM ALÉM DO BEM E DO MAL
          Apresentador: Sérgio Fernando Maciel Corrêa

      A SUPERAÇÃO DA COMPAIXÃO, PELO RETORNO AO EGOÍSMO
          Apresentador: Gabriel Heidrich Medeiros

NIETZSCHE E A QUESTÃO ESPÍRITO X NATUREZA: UM ESTUDO DAS LEITURAS NATURALISTAS DO PENSAMENTO NIETZSCHIANO
          Apresentador: Leonardo Camacho de Oliveira

A RELAÇÃO ENTRE POLÍTICA E VIRTUDE: COMO SE ALCANÇA A SOBERANIA DA VIRTUDE?
      Apresentador: Sdnei Almeida Pestano



Para maiores informações sugerimos o site do evento: